quinta-feira, 29 de julho de 2010

GRENAL

O futebol gaúcho é de longe o mais bonito do Brasil, para GREMISTAS



E COLORADOS é o mais bonito do mundo. Sou gremista fanática e amo o Imortal Tricolor, mas respeito o futebol gaúcho.



Primeiro porque estar no Olímpico, não tem preço. Cantar o hino no estádio emociona qualquer um, gremistas e colorados. GRENAL é guerra. Mas é uma guerra bonita. É sofrido perder, é inenarrável ganhar.
Ser gaúcho, por si só já é único. Antes gaúcho depois brasileiro.
Gaúcho que é gaúcho chora no Olímpico,



chora no Beira Rio. Vê aquilo, esses dois estádios como protagonistas de raça.
Raça TRICOLOR, raça colorada.
Respeito o Internacional. Mas torcer jamais. Não se trata de querer, simplesmente não conseguimos. Colorados não torcem pro GREMIO. Secamos.
Rivalidade bonita. Rivalidade de raça.


(Em setembro de 1935, já doente do coração e com ordem dos médicos para não mais atuar, Lara decidiu entrar em campo para a decisão do Campeonato Farroupilha onde o Grêmio precisava vencer o Internacional para levar o troféu. Foi uma de suas maiores atuações com a camisa do Grêmio perante uma torcida maravilhada e sabedora do esforço realizado pelo atleta para poder participar da partida. Vitória do Grêmio por 2 a 0 e, como de costume, Eurico Lara carregado nos braços do povo.
Esse mesmo povo que lotava as dependências do Estádio da Baixada saiu às ruas, no dia 06 de novembro, dois meses depois do Gre-Nal Farroupilha, para chorar a perda de um dos maiores desportistas do país. O enterro de Lara parou Porto Alegre e o atleta entrou para sempre na história do Grêmio e no coração de quem teve o prazer de vê-lo atuar)



Domingo de GRENAL, as quatro da tarde a ansiedade começa naquela mesa de bar. Grito, sorriso ou choro. Não existe indiferença em dia de GRENAL.
Alguém sorri e alguém chora.
O estádio não cala. E isso emociona.
Os olhos vidrados na tela. Olhos gremistas e olhos colorados olhando pro mesmo lugar querendo a vitória. Querendo a mesma coisa, o titulo.
Enfim, a vibração. Os comentários. Acaba o segundo tempo. Alguns baixam a cabeça e vão pra casa tristes. Vestem a camisa com orgulho no outro dia, é uma derrota, mas é raça e amor que vestimos. É um emblema no peito.
É uma demonstração de que vale a pena vestir. Sempre valerá. Somos imortais.
Alguns, ficam até mais tarde na rua, sorrindo e comemorando. Carreata até nas pequenas cidades do estado.

Rio Grande do Sul é AZUL, é VERMELHO.
Rio Grande do Sul é GRÊMIO, é INTERNACIONAL.
Rio Grande do Sul é GRENAL.




Um aplauso caloroso ao futebol gaúcho. VAMO VAMO GRÊMIO, paixão imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário